O longa-metragem “400contra1 - uma históra do Crime Organizado“ é livremente baseado no livro “Quatrocentos contra Um” de William da Silva Lima e tem como tema a sua trajetória e os anos de convivência entre presos políticos e a massa carcerária no Presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande (RJ), onde William esteve preso durante a década de 1970. Esta convivência foi possibilitada, pois presos cumprindo pena por assalto a bancos - comuns ou políticos - eram enquadrados na Lei de Segurança Nacional. Este fator, somado a conseqüente organização da massa carcerária, culminou com a organização dos presos em “falanges”. Uma delas, que tem na figura de William um dos principais idealizadores, é a origem do atualmente denominado Comando Vermelho.
“400contra1 – uma históra do Crime Organizado“ tem como grande trunfo o testemunho de William da Silva Lima, um dos poucos sobreviventes dos primórdios do Comando Vermelho. Sua trajetória confunde-se com a história recente do país onde o regime ditatorial, torturas e desmandos formam o contexto da criação de um grupo criminoso ainda atuante no país.
Além disso, o longa trata a ditadura militar, um tema recorrente na cinematografia brasileira, de forma inusitada. Os anos de chumbo serão apresentados sob uma nova perspectiva: o ponto de vista de um preso comum....
Recursos cênicos:
Tendo em vista o universo em questão, ou seja, a vida de William da Silva Lima, o sistema prisional e o relacionamento entre detentos, o longa-metragem “400contra1 - uma históra do Crime Organizado“ privilegia o realismo na atuação. O elenco conta com os atores Daniela Escobar e Daniel de Oliveira, entre outros, além de ex-detentos, cuja atuação como figurantes nas cenas de cadeia colaboraram para a verossimilhança da obra.
Locações:
O Presídio Cândido Mendes foi demolido na década de 1990, integrando uma onda de desativações de presídios que culminou com a implosão da Penitenciária Carandiru (SP). Visando evitar reconstruções em estúdios, o que prejudicaria o tom realista incutido ao longa-metragem, um complexo penitenciário que muito se assemelha ao Cândido Mendes foi utilizado como locação principal das filmagens. A natureza exuberante da Ilha Grande, em contraste a claustrofobia da prisão, são contraposições exploradas no filme. Além é claro, das cenas de assalto a banco no Rio de Janeiro.
Pesquisa:
Ao longo do desenvolvimento da proposta, foi realizada uma minuciosa pesquisa histórica em arquivos e bibliotecas especializadas. Como resultado, temos em mãos um extenso material: artigos de imprensa, livros autobiográficos de personagens que passaram pelo presídio Cândido Mendes, textos teóricos, fotografias, depoimentos especialmente gravados para a presente investigação, entre outros. Estes subsídios foram fundamentais para embasar e situar o ambiente onde se desenvolve a trama principal, baseada na vida de William da Silva Lima.
SINOPSE CURTA
Nos anos 70, um grupo de presos une-se pelos direitos e ideais coletivos. William é um dos protagonistas desta organização. Sua trajetória é de fundamental importância para compreender os primórdios do contexto da atual violência urbana. Conflitos, fugas, assaltos, uma batalha violenta e uma história de amor fazem parte de sua vida em “400contra1 - uma históra do Crime Organizado“.
SINOPSE LONGA
Nos anos 70, um grupo de presos une-se pelos direitos e ideais coletivos. William é um dos protagonistas desta organização. Sua trajetória é de fundamental importância para compreender os primórdios do contexto da atual violência urbana. Conflitos, fugas, assaltos, uma batalha violenta e uma história de amor fazem parte de sua vida em “400contra1 - uma históra do Crime Organizado“.
O filme “400 contra 1 – uma históra do Crime Organizado” conta a história de William da Silva Lima, um dos poucos sobreviventes do grupo que fundou o Comando Vermelho no final da década de 1970. Sua convivência com os presos políticos incursos sob a mesma Lei de Segurança Nacional; sua liderança no presídio de Ilha Grande durante o surgimento do grupo, que criou um tipo de conduta e solidariedade, inédito nos presídios brasileiros; a atuação deste grupo nas ruas do Rio de Janeiro no início dos anos 1980, quando infernizaram a vida da polícia carioca com seus ousados assaltos; e a surpreendente história de amor entre William e Tereza. A narrativa entrelaça seus conflitos íntimos às fugas e assaltos espetaculares. “400 contra 1 – a história do Comando Vermelho” revela o homem dentro do bandido. Ao acompanhar a história de William, o espectador ainda vai conhecer a surpreendente história da fundação do Comando Vermelho.
Ficha Técnica:
400contra1 - Uma História do Crime Organizado
Gênero: Ação
Origem: Brasil
Estréia: 06 de Agosto de 2010
Direção: Caco Souza
Roteiro: Victor Navas
Distribuidora: PlayArte Pictures
Ano: 2010
Imagens:
Trailer Oficial do Filme
Fonte: Site Oficial 400 Contra 1
Você está lendo..
0
comentários
400 Contra 1 - A História do Comando Vermelho - Filme Brasileiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentarios são moderados.
1. Não insira links (Comente usando Nome/URL)
2. Não gostou do post? Expresse sua opinião,
mas não xingue o Autor.
3. Comentários não relacionados ao conteúdo do post
não serão aceitos (ex. Parceria)
O que você está esperando? Comente!