Este Post são para aquele que são do interior, aqueles caipiras mesmo. Estou aqui para dizer um pouco do Dialeto Caipira, mas totalmente Sem Preconceito.

Algumas Expressões Caipiras:
Acabar no caritó
Ficar solteirona, ficar para titia. A palavra caritó pode ter dois sentidos. Pode ser uma dependência pequena, escura e suja – semelhante a um depósito – ou pode significar um engradado de vime onde se colocam caranguejos vivos.
Biboca
Casa pobre, escondida, pequena e de palha, mas também pode significar algum tipo de venda, comércio. A palavra se origina do tupi. “Ibi” quer dizer terra e “boka” é fender-se.
Boca-de-siri
Ficar calado, fazer silêncio ou guardar segredo.
Chamego
Pode ser agrado, sedução, flerte, paixão e namoro, mas também significa algazarra, barulho. Essa palavra aparece bastante em canções caipiras e modas de viola.
Chorar o defunto
É o mesmo que ficar no velório, lamentar pela pessoa que faleceu. Esse termo é bastante comum no interior brasileiro, geralmente é uma cerimônia feita por senhoras com algum laço de parentesco com quem faleceu, que se juntam para rezar e fazer pequenos discursos para emocionar a família.
Dar cabo a machado
Significa inventar problema sem ter necessidade, ter algum tipo de aborrecimento à toa, sem causa aparente.
Emendar os bigodes
É conversar sem ter hora para terminar. Quando se diz que fulano emendou o bigode com alguém, significa que ele conversou sem parar, sem se preocupar com o tempo.
Fazer renda
Esperar, tomar chá de cadeira ou ficar sentado o tempo todo em um baile ou festa sem ser tirado por alguém para dançar.
Fuxicar
Costurar ou remendar roupas velhas. A palavra também pode ser empregada no sentido de fofoca ou fuxico.
Na chincha
Acertar na mosca, dar uma resposta exata, rápida e imediata. Conversar com alguém e dizer diretamente o que quer, sem rodeios.
Pichilinga
É usada para designar qualquer coisa que seja bem pequena, minúscula. Na literatura de cordel essa palavra aparece para se referir a algum tipo de doença de pele não identificada.
Pinguço
Essa palavra é conhecida em grande parte do país por se referir à pessoa bêbada. Ela se originou no interior de Minas Gerais como sinônimo de alcoólatra.
Riscar da faca
A expressão se refere ao ato de puxar a faca rapidamente. Ela também aparece como “risca faca” em músicas caipiras para indicar situações de confusão.
Salgar o galo
Costuma-se usar essa expressão para falar da primeira bebida alcoólica tomada no dia. É o mesmo que tomar a abrideira, matar o bicho.
Troncho
Mau elemento, bandido, bobo, mas também pode designar pessoa ou outro ser vivo com algum membro cortado ou algo torto, curvado para algum lado.
FONTE: GazetaDoPovo.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentarios são moderados.
1. Não insira links (Comente usando Nome/URL)
2. Não gostou do post? Expresse sua opinião,
mas não xingue o Autor.
3. Comentários não relacionados ao conteúdo do post
não serão aceitos (ex. Parceria)
O que você está esperando? Comente!